Espaço do Alê Batista


Momento Piada Infame (117)

20/09/2021 07:21

A população da selva é muito engraçada.
A população da selva diz que está cansada da velha política da selva, então surge a jararaca, com seus discursos teóricos de mudança, transformação e combate à corrupção.
Então a população da selva elege a jararaca, que na prática se torna aliada da velha política da selva.
A população se decepciona com a jararaca, então surge a zebra, com seus discursos teóricos de mudança, transformação e combate à corrupção.
Então a população elege a zebra, que na prática é a velha política da selva.
A população há de se cansar novamente.
Na pior das hipóteses, qual "mais do mesmo de sempre" surgirá depois?
Qual "mais do mesmo de sempre" surgirá com promessas teóricas de mudança, transformação e combate à corrupção, mas na prática será mais do mesmo de sempre?
Na melhor das hipóteses, já seria um grande avanço se, através do voto democrático da selva, a população da selva extirpasse da política da selva as hienas, ratos, urubus, vermes e parasitas, que compõem os partidos políticos da velha política da selva.
Todavia, a população da selva também continua a eleger as hienas, ratos, urubus, vermes e parasitas da velha política da selva, ou seja, sempre o "mais do mesmo de sempre".
Na hipótese recheada de ironia, na teoria a população da selva diz estar cansada da velha política do topo da pirâmide social da selva, mas na prática usa e abusa desta mesma velha política na base da pirâmide social da selva, através de comportamentos, ações e contradições, guardadas as devidas proporções. Aliás, a população da selva reclama, lastima, resmunga, xinga, porém, na verdade verdadeira almeja mesmo é uma boquinha em qualquer colocação, cuja posição proporcione as mesmas mazelas, privilégios, facilidades, barganhas da velha política da selva.
Realmente, a população da selva é muito engraçada.

—————

Voltar